Abdominoplastia

O que é

Abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada com o intuito de remover o excesso de pele e a gordura localizada da região do abdômen. As causas mais comuns para estas alterações são gravidez, envelhecimento, flutuações de peso significativas e posterior a cirurgia Bariátrica, por exemplo.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

O resultado definitivo pode ser observado somente após 12 a 18 meses do procedimento. Nos primeiros meses, o abdômen pode apresentar uma falta de sensibilidade relativa, períodos de inchaço e, às vezes, um aspecto “plano ou esticado”, mas vão diminuindo com o passar do tempo.
Normalmente é necessário o uso de cinta compressora por 24h no primeiro mês e por 12h no segundo, pois ajudará a manter os tecidos no lugar e facilitará a cicatrização. Esse tempo pode variar conforme a evolução e indicação de cada paciente. Além disso é recomendado evitar esforço físico e carregar peso por 30 dias. Sessões de drenagem linfática podem trazer bons resultados.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

A abdominoplastia é indicada para pessoas que desejam ter uma barriga lisa e bem tonificada, mas não conseguem através de exercícios e dieta. Mas, às vezes, mesmo algumas pessoas com peso corporal normal e bem torneadas podem desenvolver um abdômen que se projeta ou é flácido.

Para quem não é recomendado

Esta cirurgia não é uma substituta para a perda de peso ou um plano de exercícios adequado. Ainda que os resultados sejam permanentes, flutuações de peso significativas podem reduzir muito um resultado positivo. Por isso, pode-se recomendar adiar uma abdominoplastia naqueles pacientes que estão planejando uma perda substancial de peso ou mulheres que podem considerar futuras gestações.

Como é o Procedimento

Após anestesia peridural ou geral e assepsia da pele, é feito um corte transversal arqueado acima dos pelos pubianos para remoção do excesso de pele e gordura. Outro corte pequeno pode ser feito na parte interna do umbigo. Durante a operação, os músculos são aproximados e costurados para estreitar a silhueta e deixar o abdômen liso.
Então, são inseridos drenos para evitar o acúmulo de líquidos e é feita a sutura das incisões. Após os curativos, o paciente é vestido com a cinta compressora.

Preparação

Cerca de 10 dias antes da abdominoplastia, o paciente deve interromper o uso de medicamentos para emagrecer e de outras substâncias, de acordo com a orientação médica. Na véspera, é importante evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e refeições pesadas.

No dia do procedimento, o paciente deve fazer jejum de 8h, inclusive de água. Caso esteja com gripe ou apresente outras indisposições, deve avisar a equipe médica até 2 dias antes da cirurgia.

Dúvidas frequentes