Lipoaspiração

O que é

Lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais populares, indicada para retirar o excesso de gordura localizada de uma determinada área do corpo, ajudando a melhorar seu contorno. Podem ser contempladas, por exemplo, regiões como coxas, abdômen, flancos, costas ou braços.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

Depois do procedimento, o paciente terá um corpo mais delineado e ainda apresenta perda de medidas, devido à remoção de gordura. Apesar de ficar visível imediatamente, o resultado é mais perceptível após um mês e só se torna definitivo seis meses depois.
A cirurgia praticamente não deixa cicatrizes, pois as incisões são feitas em regiões pouco visíveis.
É normal que o local fique inchado e dolorido no pós-operatório, sendo necessário tomar medicamentos receitados pelo médico para diminuir o desconforto. Além disso, é indicado caminhar lentamente por alguns minutos diariamente, utilizar cinta ou meias de contenção 24h pelo tempo recomendado pelo cirurgião e tomar banho após 3 dias (tirando os curativos e secando bem as cicatrizes). Os pontos são removidos após uma semana.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

A lipoaspiração pode ser feita por homens e mulheres insatisfeitos com o excesso de gordura localizada e que não conseguem eliminá-la através de dieta e exercício físico.
O importante é que a cirurgia seja realizada por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, confiável e sob boas condições de segurança e higiene.

Para quem não é recomendado

Não é indicado para pessoas que se submeteram a uma grande cirurgia ou estiveram sob anestesia geral nos últimos seis meses, pacientes com câncer, doenças renais ou da tireoide, diabéticos, indivíduos com infecções de pele ou sistêmicas.

Como é o Procedimento

Primeiramente, é administrada anestesia geral ou sedação intravenosa. Enquanto esta faz efeito, delimita-se a área em que será feita a retirada de gordura. Em seguida, são feitos pequenos buracos na região para a introdução de um líquido estéril que reduz o sangramento e de um tubo fino para soltar a gordura em excesso. Com isso, ela é aspirada por meio de um dispositivo acoplado ao tubo.

Preparação

Para que a cirurgia plástica seja realizada com segurança e com menor risco de complicações, são solicitados alguns exames para avaliar o estado de saúde do paciente. Em geral, incluem exames cardíacos, de imagem, de urina e sangue.

Além disso, pode ser indicado que o paciente faça uma dieta líquida nos dois dias que antecedem a cirurgia e um jejum de 8h antes do procedimento.

Dúvidas frequentes