Implantes de Silicone na Panturrilha

O que é

Implante de silicone é uma técnica que pode ser realizada para aumento das panturrilhas, com finalidade estética ou reparadora. É utilizada com o intuito de deixar as pernas mais grossas, amenizar a aparência torta, camuflar defeitos e assimetrias.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

Os implantes de panturrilha permitem que o paciente obtenha a forma, definição muscular e os contornos que deseja. Para que o resultado seja como esperado, é importante tomar os cuidados recomendados pelo médico.
Geralmente, envolve o uso de meias de compressão por algumas semanas, a fim de reduzir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea e dar suporte para os novos contornos das panturrilhas ao longo da cicatrização.
Além disso, é importante evitar exercícios intensos nas pernas durante, pelo menos, um mês e meio.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

A cirurgia pode ser feita por pessoas com panturrilhas assimétricas, mal desenvolvidas ou que tiveram sua musculatura reduzida em virtude de uma condição de saúde ou acidente. Também é uma alternativa para pessoas que não conseguem definir a região somente através de exercícios.

Para quem não é recomendado

Menores de 18 anos ou com comorbidades graves que possam dificultar o processo. Essa avaliação deve ser feita pelo cirurgião que, ao analisar seu histórico médico, decidirá que o paciente está apto ou não para prosseguir.

Como é o Procedimento

Os implantes de silicone são inseridos sob a fáscia (membrana) que recobre os músculos de cada panturrilha. São feitas incisões horizontais no sulco atrás dos joelhos, com cerca de 3cm a 4cm cada.
As próteses são fusiformes (centro mais espesso e o restante se afina até as extremidades), rígidas e com uma consistência parecida com a do músculo. A superfície pode ser lisa ou texturizada e são preenchidas com gel de alta coesividade, ou seja, que não vaza. O volume dos implantes pode variar entre 85 e 180 ml.

Preparação

Primeiramente, é necessário conversar com o médico e esclarecer dúvidas. Então, ele solicitará exames pré-operatórios de rotina que devem ser feitos até 3 meses antes do procedimento. Além disso, pode ser recomendada uma avaliação clínico-cardiológica ou outros exames específicos.

O paciente ainda deve comunicar ao médico se é portador de alguma doença ou infecção, quais medicamentos utiliza no dia a dia, parar de fumar de 15 a 30 dias antes da cirurgia, evitar ingerir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas na véspera, iniciar o jejum total 10h antes, não utilizar cremes corporais, faciais ou maquiagens no dia anterior.

Dúvidas frequentes