Toxina Botulínica

O que é

Toxina botulínica é uma substância que age nos músculos promovendo seu relaxamento, com fins estéticos ou no tratamento de diversas condições. O procedimento é minimamente invasivo e pode ser utilizado para amenizar as chamadas rugas “dinâmicas”, que aparecem na face ou pescoço quando ocorre uma contração muscular, como um sorriso ou franzir de testa.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

O efeito desejado da toxina botulínica se inicia 3 dias após o procedimento e estabiliza em até 15 dias, tendo duração variável de 4 a 6 meses. O resultado é rápido e, em geral, muito satisfatório.
Se as aplicações ocorrerem em intervalos irregulares, o músculo pode começar a enfraquecer e o resultado passa a durar mais tempo.
Os efeitos colaterais da injeção costumam ser bem tolerados, geralmente uma dor leve e inchaço nos locais de aplicação. Aconselha-se aguardar 4 horas após o procedimento para abaixar a cabeça, evitar atividades físicas e esforços mais rigorosos nas 24 horas seguintes. Assim, evita-se uma possível migração do produto para outras áreas indesejadas.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

A substância é indicada para pessoas que queiram amenizar linhas de expressão e rugas profundas, como as verticais entre as sobrancelhas, cantos dos olhos (pés de galinha) e na testa. Além disso, pode ser utilizada para levantar as sobrancelhas e os músculos da linha do sorriso.
Outra utilização importante da toxina botulínica é para diminuir a transpiração excessiva que pode ocorrer nas mãos ou pés, nos casos chamados de Hiperidrose Palmar ou Plantar (sudorese excessiva).

Para quem não é recomendado

Não é indicado para pacientes com alergia a algum componente da formulação, grávidas, lactantes, pessoas com doenças neuromusculares, imunológicas ou coagulopatias.

Como é o Procedimento

A toxina botulínica é derivada de uma bactéria. A aplicação é feita em regiões musculares específicas responsáveis pela contração muscular e, por consequência, pelo aparecimento de rugas. A substância leva a uma diminuição da força muscular e suavização destas linhas de expressão.
Ela pode ser combinada com outros procedimentos cosméticos, tais como peelings químicos e preenchimentos faciais. A combinação de terapias pode contribuir para evitar a formação de novas linhas e rugas, bem como otimizar os resultados.

Preparação

No dia da aplicação, o paciente deve estar com a pele limpa, mas sem o uso de cremes ou outros produtos de beleza na região em que será injetada a toxina. Além disso, se for fumante, é recomendado parar com o tabaco, pelo menos, 15 dias antes.

Também é preciso informar o dermatologista se faz uso de algum medicamento, pois podem interferir no tratamento.

Dúvidas frequentes