Terapia Manual

O que é

Terapia manual é uma área dentro da fisioterapia que consiste em um conjunto de técnicas terapêuticas utilizadas para prevenir ou tratar variadas disfunções em tecidos musculares, ósseos, conjuntivos e nervosos.
Um dos princípios é o de que o paciente deve ser avaliado como um todo, investigando dores, detectando anormalidades do movimento e testando tecidos estruturas anatômicos para criar um tratamento individualizado.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

O resultado da terapia manual é uma recuperação mais rápida e mais eficiente, pois ela age na consequência das patologias.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

A terapia manual é indicada para tratar:
• Dores musculares e articulares;
• Diminuição das tensões;
• Lubrificação articular;
• Aumentar a flexibilidade dos tecidos conectivos (músculos, ligamentos, tendões);
• Prevenir bloqueios intra-articulares;
• Pós-operatório cirúrgico.
A técnica pode ser aplicada em pacientes que se submeteram a cirurgias plásticas, oncológicas, reconstrutivas ou outros tipos nos quais é necessário orientar a fase cicatricial. Isso porque toda cirurgia causa um trauma mecânico que gera um processo inflamatório, que é o início do reparo do tecido lesionado e substituição por um novo.
O trabalho do fisioterapeuta ajuda para que não ocorra uma produção excessiva de tecido conjuntivo, garantindo que o novo tecido não cause retrações, aderências, dores ou limitações de movimentos.

Para quem não é recomendado

A terapia não é indicada para pacientes com câncer e tumores ósseos, deformidades anatômicas severas, doenças reumáticas, traumas com fraturas ou rupturas, infecções agudas, que tenham medo ou aversão às técnicas utilizadas.

Como é o Procedimento

Primeiramente, deve ser feita uma minuciosa avaliação do paciente, com informações para tratar um plano de tratamento seguro como, por exemplo, quando, onde e como a lesão ocorreu.
Então, é realizada uma sequência de manobras específicas e bem indicadas sobre os tecidos que estão com restrição, seja de mobilidade, desordem mecânica ou bloqueio funcional. Assim, consegue reorganizar suas propriedades, minimizar as dores, evitar recidivas ou o prolongamento das queixas.
A terapia manual não é uma especialidade que utiliza apenas técnicas de mobilização passiva. Os terapeutas especializados utilizam inúmeros métodos e procedimentos específicos como, por exemplo, massagem de tecidos moles, facilitação neuromuscular proprioceptiva, reeducação postural, exercícios para melhora de força, coordenação, flexibilidade e estabilização segmentar, manipulação, mobilização articular e neural.

Preparação

Dúvidas frequentes