Lipoescultura

O que é

A lipoescultura é um tipo de cirurgia estética que consiste em retirar a gordura em excesso de determinadas partes do corpo e, posteriormente, injetá-la em outras, a fim de melhorar o contorno corporal e preencher depressões.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

Logo após a cirurgia, já é possível visualizar alguns resultados. No entanto, só poderão ser observados de forma definitiva depois de 3 semanas até 4 meses do procedimento, quando o local está menos inchado.
A recuperação do paciente é gradual, com duração de acordo com a quantidade de gordura retirada e do local tratado. Nas primeiras 48h, é necessário utilizar cinta elástica e não fazer esforços, apenas pequenas caminhadas para evitar a formação de coágulos nas pernas. Os pontos costumam ser removidos após uma semana.
O paciente também deve tomar os medicamentos receitados pelo médico, a fim de diminuir dores e desconfortos.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

A lipoescultura é indicada para:
• Pessoas com boa saúde, pele firme e elástica;
• Que possuem contorno pouco definido de glúteos e quadril;
• Indivíduos que tentaram eliminar gordura por meio de dietas e exercícios, mas não obtiveram resultados;
• Pessoas que estejam dentro do seu peso normal ou um pouco acima;
• Pacientes com pequenas áreas de depressão na pele.

Para quem não é recomendado

Ao contrário da lipoaspiração, a lipoescultura não é uma cirurgia para perda de peso, mas, sim, para melhora do contorto corporal. Portanto, não é indicado para obesos e outras pessoas que desejem emagrecer.
Além disso, é contraindicada para pacientes com doenças prévias como, por exemplo, diabetes, hipertensão, problemas pulmonares, patologias autoimunes, anemias e doenças cardíacas.

Como é o Procedimento

Primeiramente é dada uma anestesia local. Em seguida, o cirurgião faz marcações na pele a fim de identificar o local que será aspirado e pequenos buracos para evitar sangramentos e facilitar a saída da gordura.
Então, um tubo fino é inserido pelos buracos e aspira a gordura em excesso. O conteúdo é separado do sangue em um aparelho específico para, enfim, ser introduzido na região que deseja remodelar.

Preparação

O pré-operatório envolve, primeiramente, uma conversa entre cirurgião e paciente para tirar dúvidas em relação ao procedimento, se é indicado conforme os objetivos do indivíduo, dar informações sobre riscos, resultados e cuidados durante a recuperação.

Além disso, o médico deve verificar os medicamentos tomados pelo paciente e ajustá-los, se necessário, bem como solicitar exames clínicos e laboratoriais com o intuito de analisar a saúde geral do indivíduo.

Dúvidas frequentes