Mastopexia Com e Sem Prótese

O que é

Mastopexia é a cirurgia plástica indicada para elevar as mamas, removendo o excesso de pele, reposicionando o tecido mamário e a aréola.
Os seios podem ficar caídos por diversos fatores como, por exemplo, envelhecimento natural, gravidez, alterações hormonais, flacidez e pseudoptose (quando a aréola está acima do nível do sulco mamário, mas a parte inferior da mama está abaixo da dobra).
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

Para ter bons resultados, é importante que a paciente siga todas as recomendações médicas. É preciso evitar movimentos bruscos com os braços por 30 dias e exposição ao sol, pois podem prejudicar a cicatrização e, no caso dos raios solares, ainda causar manchas permanentes. A paciente também deve evitar fumar e usar o sutiã cirúrgico no primeiro mês.
Qualquer atividade física no período de recuperação deve ser autorizada pelo cirurgião. Além disso, medicamentos ingeridos no pós-operatórios também devem ser receitados pelo médico.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

A mastopexia é indicada para mulheres insatisfeitas com o caimento e a simetria das suas mamas.

Para quem não é recomendado

Não é indicada para mulheres muito jovens, pois a cirurgia pode atrapalhar a amamentação; para pessoas com doenças autoimunes, como lúpus; ou patologias crônicas descontroladas, como diabetes e hipertensão.

Como é o Procedimento

A cirurgia pode ser feita com prótese de silicone ou sem. O uso da prótese pode ser um desejo da paciente, que também quer aumentar os seios, ou uma recomendação do cirurgião por motivos como excesso de pele, densidade das mamas, perda de peso ou de volume das mamas após amamentação.
Já a mastopexia sem prótese tem o objetivo de elevar e remodelar os seios. Geralmente, é indicada para mulheres que já possuem volume nas mamas e não necessitam de prótese para preenchê-las.
O volume dos seios e o grau de flacidez podem influenciar na escolha da técnica utilizada pelo cirurgião e no tipo de incisão. As cicatrizes são permanentes e podem ser periareolar, em formato de T, L ou I.

Preparação

A escolha da clínica e do cirurgião plástico, que deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é fundamental para o sucesso do procedimento. A primeira consulta é a mais importante, pois é quando a mulher poderá tirar suas dúvidas, deixar claras suas expectativas e quais resultados espera.

O médico deverá solicitar exames pré-operatórios para avaliar as condições de saúde da paciente e identificar fatores de risco que possam prejudicar a cirurgia ou a recuperação. Os seios serão examinados com fotos, medição do tamanho, da forma, posição dos mamilos, das aréolas, qualidade da pele, hidratação e presença de flacidez.

Dúvidas frequentes