Bioestimulador de Colágeno – Sculptra

O que é

Bioestimulador de colágeno, como o próprio nome diz, é a injeção de um produto na pele capaz de estimular a produção de colágeno no organismo.
A principal substância utilizada com esta finalidade é o ácido poli-L-láctico, que é sintético e biocompatível, tem função de preenchimento e pode restaurar o volume perdido devido ao envelhecimento. Pode ser aplicado tanto na face e tratar rugas, linhas de expressão e flacidez.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

É possível visualizar os primeiros resultados logo após uma sessão, mas eles só se tornam definitivos em algumas semanas. Normalmente, o tratamento envolve três sessões realizadas ao longo de três/quatro meses. O efeito pode durar até dois anos.
Por ser um procedimento minimamente invasivo, o paciente pode retomar a maioria das suas atividades normais imediatamente. Nos primeiros sete dias, é recomendado massagear a região, conforme orientação médica, para evitar a formação de pequenos nódulos. O tempo de recuperação total e outros cuidados específicos devem ser avaliados a cada caso.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

O tratamento com bioestimulador de colágeno é indicado para homens e mulheres que queiram retardar os efeitos do envelhecimento na pele, reduzir linhas e marcas de expressão, e que apresentem algum grau de flacidez.

Para quem não é recomendado

Não é indicado para pessoas com doença autoimune, infecção ativa, lesão na pele, com ansiedade para resultados imediatos, gestantes, lactantes, crianças, indivíduos que fazem uso de alguns medicamentos ‒ anticoagulantes, anti-inflamatórios, imunossupressores, aspirina, vitamina E ‒, fumantes ou que já realizaram preenchimento permanente na região.

Como é o Procedimento

Por meio de agulhas e/ou cânulas, o ácido poli-L-láctico é aplicado na derme profunda, no tecido subcutâneo e na região supraperiostal. Assim, induz uma resposta inflamatória que atrai macrófagos (células de defesa do organismo), monócitos (defende o organismo de corpos estranhos) e fibroblastos (sintetiza fibras do tecido conjuntivo).
Esse processo tem como resultado a formação de uma cápsula de colágeno em torno de cada molécula que, com o tempo, são absorvidas e o colágeno produzido se decompõe, aumentando a espessura da derme.

Preparação

Antes do procedimento, o médico deve avaliar as condições de saúde do paciente e seu histórico médico. A área que será tratada deve ser limpa com agente antibacteriano e, em seguida, pode ser aplicado um anestésico tópico.

Dúvidas frequentes