Ginecomastia

O que é

Ginecomastia é uma condição masculina que consiste no crescimento anormal das mamas. Costuma surgir por volta dos 14 anos de idade como uma consequência das alterações hormonais da puberdade, mas também pode ocorrer em recém-nascidos e idosos.
Por ocorrer um excesso de gordura localizada, desenvolvimento exacerbado do tecido glandular ou uma combinação de ambos.
Além da questão hormonal, a ginecomastia pode ser causada por doenças hepáticas, alguns tratamentos medicamentosos, uso de anabolizantes, hipotireoidismo, hipertireoidismo, entre outros fatores.
São três tipos de ginecomastia, que vão do grau 1 ‒ em que há uma massa de tecido glandular concentrado, mas sem acúmulo de pele ou gordura ‒ até o grau 3 ‒ quando a massa de tecido mamário é bastante difusa e há excesso de gordura e pele no local.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

É possível perceber uma melhora logo após a cirurgia, mas com edema localizado. O resultado final é observado em torno de 3 meses.
No pós-operatório, é importante que o paciente evite esforços excessivos por 15 dias, não faça grandes movimentos com os braços por 30 dias, evite exposição ao sol até liberação médica, se alimente bem e faça sessões de drenagem linfática.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

A cirurgia é indicada para homens com aumento indesejado do volume mamário e que se incomodam com a condição, se sentem constrangidos e têm a autoestima afetada. É importante que o paciente tenha, no mínimo, 18 anos de idade.

Para quem não é recomendado

Não há contraindicação, mas, nos casos em que o crescimento das mamas tem origem em uma patologia ou outra causa adjacente, o procedimento cirúrgico só pode ser realizado após o tratamento dessas condições.

Como é o Procedimento

O tratamento da ginecomastia é feito de acordo com sua causa. Se o problema for hormonal, por exemplo, utilizam-se hormônios para regular. No entanto, nos casos em que medicamentos não fazem efeito, é indicada uma cirurgia para redução das mamas.
A cirurgia é recomendada quando o tamanho das mamas não reduz em até 2 anos, interferindo nas atividades do dia a dia, ou então nos casos em que os medicamentos não foram capazes de proporcionar o efeito esperado.
O procedimento consiste na remoção do tecido da glândula mamária através de pequenas incisões. Dura cerca de uma hora e meia, podendo ser realizada com anestesia local ou geral e sedação.

Preparação

Antes da cirurgia de ginecomastia, o paciente deve estar em jejum total de 8h, evitar bebidas alcoólicas e refeições pesadas na véspera, e avisar antecipadamente em caso de gripe ou indisposição.

Além disso, deve realizar os exames pré-operatórios indicados pelo médico, como hemograma completo, glicemia de jejum, exame de urina e eletrocardiograma, por exemplo.

Dúvidas frequentes