Microagulhamento

O que é

Microagulhamento é uma técnica dermatológica que tem o objetivo principal de estimular a produção de colágeno e restaurar a pele. Assim, a torna mais firme e melhora sua qualidade, reduzindo linhas finas, cicatrizes e manchas.
Pode ser realizado através de diferentes técnicas, desde pequenos rolos que sustentam as agulhas até equipamentos mais modernos, nos quais é possível regular a profundidade, fazer entrega de medicações no procedimento, bem como associá-lo a outros procedimentos.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

De acordo com o objetivo e material do microagulhamento, logo depois do procedimento a pele ficará sensível, podendo descamar, apresentar crostas superficiais, vermelhidão, ardor e um leve inchaço.
A intensidade da sensibilidade da pele varia conforme o motivo do microagulhamento, sendo mais comum nas agulhas mais profundas, geralmente utilizadas para cicatrizes. Além disso, alguns pacientes podem ser sensíveis ao frio, ao calor e ao sol. Nesse caso, para acalmar a pele é recomendado o uso de água termal ou medicamentos específicos receitados pelo dermatologista.
De modo geral, deve-se evitar água quente no rosto por 24 horas, uso de maquiagem nas primeiras 24 horas, exposição solar nos primeiros 30 dias e usar filtro solar com fator superior a 30.
Em relação às manchas e à vitalidade da pele, os resultados podem ser observados de 15 a 30 dias depois do procedimento. Já a produção de colágeno alcançará o pico cerca de três meses depois, com melhora de rugas e cicatrizes. O efeito do microagulhamento costuma ser mantido, sendo ideal a realização de um planejamento de cuidado com média de 3 sessões.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

O procedimento é indicado para homens e mulheres que se incomodam com os sinais do envelhecimento e buscam melhorar a qualidade da pele, aparência de rugas finas, cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas e manchas, principalmente no melasma.

Para quem não é recomendado

A maioria das pessoas pode fazer o tratamento e existem poucas contraindicações. Nesse sentido, o microagulhamento não é recomendado para pessoas com a pele bronzeada, que fazem uso de anticoagulantes, que possuam infecções locais ou câncer de pele na área tratada ou proximidades.

Como é o Procedimento

O primeiro passo é higienizar a pele e, em seguida, aplicar um creme anestésico entre 30 e 50 minutos antes do procedimento em si. Então, utilizando um roller com 200 ou mais microagulhas de aço cirúrgico, são realizados movimentos de vai e vem que fazem pequenas perfurações na pele, abrindo microcanais.
Essas punturas aumentam a vasodilatação, estimulam a produção e formação de novas fibras de colágeno, e melhoram a absorção de medicamentos específicos para tratar condições previamente diagnosticadas. O procedimento dura entre 30 minutos a uma hora.

Preparação

Em alguns casos, se for recomendado para melhor aproveitamento da técnica, é necessário preparar a pele com cremes dermatológicos específicos de 15 a 21 dias antes. Além disso, é necessário interromper o uso de substâncias ácidas na pele entre 48 a 72 horas antes, e evitar maquiagem e outros produtos após o procedimento por pelo menos 24h.

Dúvidas frequentes