Lifting Facial

O que é

O lifting facial é uma das mais populares cirurgias estéticas modernas. Também conhecido como ritidoplastia, este procedimento é uma das melhores opções contra a aparência de envelhecimento do rosto.

Essa técnica utiliza a remoção do excesso de pele na região da face e pescoço, suavizando as rugas e marcas de expressão que provocam a impressão de avanço da idade. Trata-se de uma técnica mais complexa do que outros procedimentos estéticos, mas também por isso é bastante eficiente.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

Os primeiros resultados do lifting facial podem ser percebidos a partir dos 3 meses. Em um semestre, o inchaço da cirurgia irá sumir por completo e a aparência final irá se assentar, apresentando um aspecto mais suave e rejuvenescido. Normalmente o cirurgião irá ocultar a cicatriz do procedimento dentro do couro cabeludo, tornando-o imperceptível.

Para garantir que seus efeitos sejam duradouros, é importante que o paciente adote um estilo de vida saudável e realize cuidados frequentes com a pele, para evitar os efeitos do envelhecimento.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

A principal indicação do lifting é para aquelas pessoas que apresentam rugas, flacidez ou excesso de pele e mau posicionamento das estruturas musculares do rosto. No geral, esses atributos se aplicam a pessoas acima dos 40 anos, quando a perda de colágeno e outros fatores podem fazer com que a pele apresente sinais acentuados de envelhecimento.

É preciso reforçar que o lifting é um procedimento complexo, e, por isso, deve ser realizado apenas por profissionais médicos altamente qualificados, que possam pensar a condução da cirurgia de forma totalmente individualizada, e, assim, atingir um resultado final harmonioso e satisfatório.

Para quem não é recomendado

O lifting facial não possui contraindicações específicas. É uma questão de avaliação médica: o cirurgião irá avaliar se existe a real necessidade de realizar o procedimento e se o paciente tem condições de realiza-lo sem o risco de complicações desnecessárias.

Como é o Procedimento

O lifting facial é uma cirurgia plástica complexa, que deve ser feita em um hospital com acompanhamento de uma equipe cirúrgica completa. Ela utiliza sedação ou anestesia geral, de acordo com a avaliação médica. A partir disso, o médico cirurgião irá realizar uma incisão no couro cabeludo.

Dali, ele irá acessar a estrutura muscular da face, onde fará a restauração e reposicionamento dessa estrutura. Então, haverá o reposicionamento e remoção do excesso de pele. O médico realiza a sutura e colocação de bandagem, e então o procedimento se encerra.

Preparação

Sendo uma cirurgia complexa, os cuidados pré-operatórios do lifting precisam ser levados a sério. Antes de qualquer outra coisa, é necessária uma conversa franca e absolutamente clara sobre as possibilidades e riscos que envolvem o lifting. É preciso ser honesto, e lembrar que o lifting, apesar de eficiente no que se propõe, ainda é uma intervenção cirúrgica. Por isso, médico e paciente devem estar de completo acordo sobre todas as etapas da cirurgia.

Para garantir que a saúde do paciente esteja em dia para o procedimento, o médico irá requisitar uma série de exames de rotina, especialmente os cardiológicos e de sangue. Obtendo a liberação, o paciente precisará seguir orientações rigorosas, que irão colaborar com o sucesso do procedimento e sua recuperação. Entre essas orientações, incluem-se:

  • Suspender o uso de medicamentos anticoagulantes;
  • Não fumar;
  • Não usar maquiagens e cremes faciais na véspera da cirurgia;
  • Jejum alimentar;
  • Não utilizar fixadores ou outros produtos para cabelo no dia da operação.

Dúvidas frequentes