Otoplastia

O que é

A otoplastia é o procedimento cirúrgico estético de correção do formato das orelhas. Com ele, é possível reestruturar o formato, tamanho e posicionamento das orelhas, buscando uma melhor harmonização com o resto da estrutura da cabeça.

A otoplastia é considerada um procedimento estético mais simples, sem maiores implicações para a saúde do paciente. No geral, as pessoas buscam essa cirurgia como uma maneira de melhorar sua autoestima, já que o formato das orelhas interfere bastante na harmonia estética de todos. Entretanto, ela se tornou bastante comum por ser realizada em crianças e adolescentes que sofrem com o bullying durante o período escolar, sendo responsável por um grande prejuízo emocional.
Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Resultados

Os resultados finais podem ser vistos depois de 3 meses, quando o inchaço da cirurgia deverá sumir por completo ‒ mas que não é completamente diferente da visão após a retirada do esparadrapo. Isso deve colaborar com a autoestima e o bem-estar do paciente em sua nova aparência.

Recomendação

Sempre consulte o Dr Leonardo Rodrigues para uma indicação específica ao seu caso

Para quem é recomendado

A otoplastia é indicada para pessoas com orelhas proeminentes (de abano), a otoplastia pode tratar demais problemas, como ausência congênita de orelhas, orelhas constritas, outras malformações ou sequelas de traumas.

A maior motivação é a insatisfação do próprio paciente. No caso das orelhas proeminentes, a avaliação médica para o procedimento é feita de acordo com o nível dessa proeminência, que é distinto entre leve, moderado e grave. Embora a cirurgia em si não esteja condicionada a isso, é importante em alguns casos oferecer a possibilidade de uma consulta psicológica de trabalho da autoestima antes de uma intervenção cirúrgica, especialmente em casos de menores de idade.

No entanto, existem outras situações para as quais a otoplastia é indicada, que inclusive podem estar prejudicando a saúde e qualidade de vida do paciente, como malformações que possam causar prejuízos funcionais às orelhas externas (cujas funções principais são captar e amplificar os sons), podendo prejudicar a audição do paciente. Nesse caso, trata-se de uma cirurgia corretiva e curativa.

Para quem não é recomendado

A otoplastia não possui nenhuma contraindicação específica. O médico irá realizar uma série de exames para saber se o paciente está em condições ideais de saúde para realizar o procedimento. Caso exista liberação, qualquer um pode fazer.

Como é o Procedimento

A otoplastia é um procedimento cirúrgico relativamente simples, que pode ser realizado com sedação e anestesia local. Nele, o médico cirurgião realiza uma incisão na parte de trás da orelha, onde ele irá remover o excesso de pele e o ligamento da cartilagem. Então, o médico finaliza o procedimento com pontos de fixação (geralmente, internos e absorvíveis). Os pontos têm a função de manter a nova anatomia da orelha e de fechar o corte.

A incisão segue a linha da orelha, para tornar a cicatriz do procedimento imperceptível. Em casos onde o tamanho da orelha é exacerbado, parte da cartilagem também pode ser removida para diminuir o tamanho da orelha.

Preparação

O pré-operatório também não requer nenhuma atitude complexa. Entretanto, elas devem ser seguidas rigorosamente, para que a cirurgia e sua recuperação sejam bem-sucedidas.

As ações incluem a suspensão de medicamentos anticoagulantes e cigarro, além da comunicação ao médico de qualquer alteração, mesmo que mínima, do estado de saúde do paciente.

Dúvidas frequentes